DIA DA EUROPA

A MISERICÓRDIA DE GOUVEIA ASSOCIOU-SE ÀS COMEMORAÇÕES DO DIA DA EUROPA NA CIDADE DE GOUVEIA, DISPONIBILIZANDO A SUA SEDE ADMINISTRATIVA PARA A REALIZAÇÃO DO EVENTO, E ESTANDO REPRESENTADA AO MAIS ALTO NÍVEL PELO SEU PROVEDOR EM TODAS AS ACTIVIDADES REALIZADAS.



O Dia da Europa, observado a 9 de Maio de cada ano, marca a apresentação da Declaração de Schuman, em 1950, que propunha a criação de uma Comunidade do Carvão e do Aço Europeia, precursora da atual União Europeia.

Qual a ideia desta comunidade?

A ideia da comunidade era que os membros fundadores – França, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica e Luxemburgo – unissem esforços e recursos inerentes ao comércio do carvão e do aço para criar um mercado comum ao serviço do seus interesses, ganhando assim direitos de importação e de exportação.
O objetivo, em grande parte puramente económico, foi traçado e defendido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Robert Schuman, de origem luxemburguesa, cinco anos após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Mas este projeto estava igualmente dotado de ambições políticas. A ideia era reunir os diferentes agentes económicos da França e da Alemanha para reduzir o risco de conflitos no futuro.
Na declaração lê-se: “A solidariedade de produção assim alcançada deixa claro que qualquer guerra entre a França e a Alemanha se torna não só impensável como também materialmente impossível.”



   

Comentários