27º ENCONTRO DE COROS DE GOUVEIA

OS HISTORIAIS DOS COROS:


ORFEÃO DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE GOUVEIA



O Orfeão da Santa Casa da Misericórdia de Gouveia foi fundado em 12 de Dezembro de 1986 e fez a sua apresentação pública em 17 de Outubro do ano seguinte.

                É composto por cerca de 45 elementos. O seu repertório abrange a música erudita, a religiosa e a tradicional.

                Tem participado em vários Encontros de Coros de Norte a Sul do País. Participou na celebração da eucaristia na Igreja dos Anjos em Lisboa, a qual foi transmitida para todo o País através da TVI. Deslocou-se aos Açores em Junho de 2004, para participar na 7ª Audição Coral da Academia Musical da Ilha Graciosa, em Novembro de 2011 à Praia da Vitória, na Ilha Terceira, ao 4º Festival de Coros do Ramo Grande e mais recentemente de 10 a 14 de Outubro de 2013, deslocou-se à Ilha do Faial onde participou no IIIº Horta Coral na cidade da Horta. Em Dezembro de 2010 deslocou-se á ilha da Madeira onde realizou três concertos na cidade do Funchal – “Natal no Funchal”.

                Em Espanha, participou em diversos eventos: em Maio de 1995 no Encontro de Coros de Pontevedra – Galiza; em Maio de 1998 no Encontro de Coros de Salamanca e na Celebração da Eucaristia Dominical na Sé Catedral; em Setembro de 2000, na Catedral de Santiago de Compostela animou a Celebração da “Missa do Peregrino”; em Junho de 2001 no Encontro de Coros de Verim; em Dezembro de 2003 no Encontro de Coros de Baiona, em Maio de 2005 num concerto coral em Valladolid, em Outubro de 2007 em Monforte de Lemos, em Julho de 2008 em Pontedeume (Corunha), em Abril de 2010 no Montijo (Badajoz), em Outubro de 2010 em Carballino (Ourense), em Maio de 2012 em Alcobendas (Madrid) e em Outubro de 2012 em Vigo.

                Organizou em Gouveia dois Encontros Nacionais de Coros das Misericórdias Portuguesas: o primeiro em Setembro de 2003, denominado 2º Encontro, com a participação de 17 Grupos Corais de Norte a Sul do País; o segundo em Abril de 2014 intitulado “Encomisericórdias” com a participação de 15 grupos, reactivando estes encontros depois de uma longa paragem. Promove e organiza todos os anos o Encontro de Coros de Gouveia. Tem participado em vários actos religiosos e fez já uma gravação para a Rádio Difusão Portuguesa Centro.

                Participou na gravação de um CD interpretando músicas de Natal e regionais. Lançou em Dezembro de 2004 o 1º CD a solo intitulado “Melodias na Montanha”.

O Orfeão tem como  regente a maestrina Ana Cristina Marques Rodrigues Nogueira. 



Grupo Coral “Canto e Encanto” de Canas de Senhorim




O Canto e Encanto Associação Cultural nasceu no seio do Serviço de Apoio à Família, na Paróquia de Canas de Senhorim, em 4 de Abril de 2002, tendo sido seu impulsionador (e fundador) o, então, Padre Ilídio Pinto Leandro, actual Bispo de Viseu.

Sendo uma associação sem fins lucrativos, tem como principal objectivo o desenvolvimento cultural e artístico na área do Canto Coral e da Música.

O Coral Polifónico tem cerca de quarenta elementos, de diversas idades.

Para lá das tradicionais actuações (aniversário e Natal), na nossa terra, o Canto e Encanto já actuou em vários concelhos do país, nas ilhas açorianas do Faial e do Pico e em Espanha.

Tem, igualmente, abrilhantado cerimónias religiosas de Casamentos, Bodas de Prata e de Ouro matrimoniais.

Em 2013, graças à Fundação Lapa do Lobo, inaugurou a sede da colectividade, na Rua Abade Dourado, onde decorrem os habituais ensaios e que se pretende colocar ao serviço, também, da comunidade.

É objectivo, no imediato, criar um coral polifónico juvenil.




CORO CHRÍSTUS ENSEMBLE (CASCAIS)



O Coro Christus Ensemble foi criado, em 24 de Julho de 2010, fruto da vontade e do gosto de um pequeno grupo de amigos que habitualmente se reuniam para cantar música e temas de eleição. A vertente Sacra, Sacro-Litúrgica, Espirituais Negros e Gospel, é por excelência a área preferencial deste Coro.

Com alguma experiência, quer a nível pessoal, quer a nível de grupo, o Coro Cristhus Ensemble quer, também, ser a expressão da beleza deste tipo de melodias, fazendo de cada actuação um momento único e intimista com Cristo, através da Música.

O Coro Christus Ensemble teve a sua primeira atuação na Capela da Ermida de S. Sebastião - Cascais, em 24 de Julho de 2010, seguindo-se toda uma actividade Coral intensa da qual podemos destacar: Capela de Alvide, local onde organizou o seu primeiro Concerto de Natal, Aniversário do Coro Polifónico de Cascais, Concerto de Ano Novo - Auditório do Centro Cultural Cascais, Ciclo de Música Coral “Tesouro dos Sons”, no Estoril, organizado pelo Coro ESSA, Festival Mariano (S. Pedro - S. João do Estoril e Cascais), de referir ainda a actuação nas localidades de Oeiras, S. Julião da Barra, no Estoril com o Coral Allegro, Grupo Coral de Queluz, Museu Condes Castro    Guimarães,    Queijas,   Lumiar-Lisboa,    Peniche,   Terrugem –  Alentejo..., participou, ainda, em várias missas, solenes e comemorativas (João Paulo II, Hospital de Alcoitão, Mosteiro dos Jerónimos- Lisboa, Inauguração da Igreja de Janes, Colégio Amor de Deus, Vigília e Missa de Encerramento de Natal dos Sem Abrigo 2013, organizado pela Comunidade Vida e Paz na Cidade Universitária - Lisboa…) . 

O Coro Christus Ensemble conta com o apoio da Camara Municipal de Cascais, União das Freguesias Cascais/Estoril, Empresas Fiscália e Panisol.

Atualmente dirigido pelo Maestro João Carlos Teixeira, o Coro Christus Ensemble procura também a divulgação de temas originais e por isso em cada actuação, do seu repertório faz parte, pelo menos, uma peça original.

Canta à capela, ou acompanhado à guitarra clássica, órgão e/ou violino, em várias línguas, privilegiando o Latim.



Comentários